Seu browser não suporta javascript

Segurança na utilização dos cartões

Segurança e comodidade para você

Qualquer transação financeira, seja na rede Banestes ou na rede conveniada, necessita do cartão magnético do banco, senha e contrassenha.

Já nos Correspondentes, além da senha, é preciso apresentar documento de identidade. Essas ferramentas de segurança são a chave de acesso à sua conta bancária, cuide bem delas.

Cuidados com sua senha

  • Mantenha o sigilo

    A senha é a sua assinatura eletrônica, portanto mantenha-a em sigilo absoluto. Não forneça a ninguém, nem mesmo pessoas de confiança como esposa, marido, filhos ou amigo. Não é seguro.

    Guarde em local seguro

    Se não conseguir memorizar a senha e precisar anotá-la, guarde a anotação em lugar diferente do cartão, reduzindo seus riscos em caso de roubo ou perda;

    Substitua sua senha periodicamente

    Este procedimento está disponível no autoatendimento na opção outros serviços, segurança.

    Nunca empreste seu cartão

    Não permita que seu cartão seja manipulado por estranhos sem sua presença.

    Evite senhas com datas comemorativas, telefones e números fáceis de serem descobertos.
    Confira sempre o valor da sua compra antes de digitar sua senha

    Verifique se a sua senha aparece como asteriscos no visor. Caso não seja possível a visualização da tela, não digite nada e peça para ver o que você está digitando.

Dicas para ficar atento e seguro

  • Mantenha seu cartão por perto

    Ao utilizar o cartão, nunca se distancie dele. Não se afaste do terminal, sem concluir a operação. Em caso de dúvida, aperte a tecla "Cancelar".

    Nunca empreste seu cartão para ninguém. Nem permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver troca, sem que você perceba.

    Cuidado com estranhos

    Jamais solicite ou aceite ajuda de estranhos. Caso precise, procure as áreas de atendimento ou um dos funcionários do banco. Eles estão a sua disposição para solucionar suas dúvidas e ajudá-lo a manter a segurança do seu autoatendimento.

    Não visitamos domicílios

    Nenhum empregado do Banco está autorizado a visitá-lo, em seu domicílio, com o intuito de fazer recadastramento ou qualquer outra operação que exija a digitação dos números de sua conta corrente ou senha. Se alguém quiser saber esses números, desconfie.

    Ao sinal de problemas, entre em contato com a Central de Atendimento

    Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, comunique o fato imediatamente a Central de Atendimento Banestes.

    Pense sempre na segurança

    Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina, etc).

    Cuidados na viagem

    Em viagem, se não for usar o cartão, deixe-o guardado no cofre do hotel.

    Compras on-line

    Se for efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure, antes, saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações.

Cuidados com o seu cartão

  • Evite exposições indevidas

    Evite expor seu cartão a campo magnético (rádio, alarme de veículo, vídeo, celular, etc) ou ao calor. Ambos podem prejudicar os registros da tarja magnética do cartão, impedindo sua leitura pelas máquinas.

    Se a máquina "engolir" o cartão

    Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas "ANULA" ou "CANCELA" e comunique-se imediatamente com o banco. Nesses casos nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem digite senha alguma na máquina.

    Roubo, perda, extravio ou furto do cartão

    Caso seu cartão seja roubado, furtado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento Banestes e peça o bloqueio imediato do cartão.

    Registre também a ocorrência na delegacia mais próxima. Recomendamos a troca da senha na sua agência após o recebimento do novo cartão.

    Telefones para bloqueio, de acordo com o tipo do seu cartão:

    Pessoas Físicas:

    Cartões Banestes:
    (27) 3383-2030 - Região Metropolitana da Grande Vitória
    0800-645-2030 - Demais Localidades

    Cartões de Crédito Banestes Visa:
    0800 701 9333

    Pessoas Jurídicas:

    Cartões PJ do Setor Público ou do Setor Privado:
    (27) 3383-2030 - Região Metropolitana da Grande Vitória
    0800-645-2030 - Demais Localidades